Sebrae auxilia quem busca criar o próprio negócio

Instituição disponibiliza 350 ideias de negócios para quem quer ter a própria empresa

Os primeiros meses do ano são, tradicionalmente, o período no qual grande parte das pessoas resolve colocar em prática novos sonhos e projetos. Isso explica o fato de que esse período do ano concentra o maior volume de abertura de novas empresas no Brasil. São milhões de pessoas buscando tirar do papel uma ideia e transformar em realidade o desejo de ser dono do próprio negócio. 

Segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), abrir o próprio negócio está em quarto lugar na posição de sonhos mais desejados. O primeiro é ter a casa própria, seguido de viajar pelo Brasil e comprar um carro. 

Pensando em apoiar esses potenciais empresários, o Sebrae disponibiliza um conteúdo voltado a quem planeja abrir uma empresa e está em busca de orientações. São 350 ideias de negócio para quem pretende se tornar empreendedor em 2020. No site do Sebrae Sergipe, o www.se.sebrae.com.br, é possível acessar diversas informações sobre o ramo do negócio que o potencial empresário quer trabalhar. 

“Para que o empresário comece bem é preciso que ele busque o maior número de informações e dados possíveis, somente assim, conseguirá minimizar os riscos e garantir que seu negócio saia do papel de forma estruturada e com competitividade”, explica o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado. 

Orientações 

As orientações incluem uma visão geral do mercado, as exigências legais e específicas, a estrutura necessária para abrir o negócio, pessoal, os equipamentos, matéria-prima, mercadoria, a organização do processo produtivo, canais de distribuição, investimento, as estratégias de divulgação, entre outras.

Entre os segmentos mais procurados pelos potenciais empreendedores estão loja virtual, pet shop, beleza, turismo, moda, marmita, restaurante, reciclagem, consultório de psicologia e consultoria.  

É importante lembrar que o Ideias de Negócios não substitui a elaboração de um Plano de Negócios. Ele dá uma visão geral sobre os aspectos de abertura destas empresas, entretanto é necessário se adequar a cada realidade.