Workshop vai orientar empresários a identificar potenciais investidores

Evento realizado pelo Sebrae será online e acontece no próximo dia 24.

O Sebrae promove no próximo dia 24, a partir das 14h, o Workshop “Capital Empreendedor: como se aproximar de investidores e acelerar seu negócio”. O evento, que acontece pela primeira vez no estado, será realizado de forma online e pretende preparar donos de pequenos negócios inovadores para o processo de negociação com possíveis parceiros.

A ideia é apresentar os principais processos e critérios de decisão utilizados pelos investidores e como identificar potenciais parceiros e propostas de investimento que mais agreguem valor ao negócio e se adequem ao modelo da empresa. Um outro ponto que será debatido é como colocar em prática estratégias que facilitem a aproximação de investidores cujo propósito esteja alinhado aos objetivos do empreendimento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no lojavirtual.se.sebrae.com.br. O encontro contará com palestras de Thiago Cunha, gestor de projetos de inovação e técnico do Sebrae Nacional, Marcelo Dósea, gestor de estudos e projetos de inovação no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), e de Maria Auxiliadora, gestora do Projeto Capital Empreendedor do Sebrae Nacional.

A programação é composta ainda pelo Painel “5 Iniciativas para Inovação no Parque Tecnológico de Sergipe”, coordenado pelo diretor técnico do SergipeTec, Diego da Costa, e que também terá as participações de Carla Almeida, gestora de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e Vitor Vaz, gestor de Projetos Sociais, ambos do SergipeTec.

O capital empreendedor

O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo de um determinado negócio. Nessa forma de financiamento, um investidor - chamado de investidor de risco - aporta recursos em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado.

Esse aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto. De negócios que estão começando até os mais maduros, que já possuem uma grande operação mas precisam de recursos para continuar crescendo. Geralmente, o objetivo do investidor é vender essa participação após alguns anos por um valor maior do que ele pagou.