Transformação Digital nas empresas é tema de seminário

Evento será gratuito e receberá especialistas da área nos dias 26 e 27/11.

A tecnologia está transformando os modelos de gestão das empresas e a forma de comunicação e relacionamento com os diversos públicos. Para tratar sobre as novidades e os desafios neste cenário, o Sebrae em Sergipe promoverá nos dias 26 e 27 o Seminário Transformação Digital e Competitividade nos Pequenos Negócios. O evento é gratuito e será realizado no Comfort Hotel, em Aracaju.

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

Na segunda, 27, o seminário contará com a palestra “Estratégias de Marketing Digital para Empresas”, com o especialista em Inbound Marketing e gestor do Atendimento Remoto do Sebrae Amapá, Maikon Richardson. A palestra terá início às 9h.

Já na terça, 28, o evento começará às 19h e receberá a palestra “Transformação Digital: Pequenos Negócios de Grande Futuro”, com a arquiteta e gerente adjunta da Unidade de Gestão de Soluções do Sebrae Nacional, Evelyne Labanca.

“Um dos erros mais comuns quando falamos sobre esse assunto é imaginar que o processo é caro e está restrito apenas às grandes organizações que tem mais dinheiro. A transformação digital é acessível a todos aqueles que compreendem o seu processo de implementação e trabalham de forma colaborativa. Mais do que tecnologia, ou operações, a transformação é um desafio de gestão!”, explica a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Débora Mendonça.

Para participar do seminário, os interessados podem se inscrever gratuitamente em cada dia de palestra, separadamente, na loja virtual do Sebrae/SE, www.se.sebrae.com.br, ou por meio do 0800 570 0800. O evento será voltado para micro e pequenas empresas.

Avanço no uso de ferramentas digitais

Nos últimos três anos os pequenos negócios no Brasil apostaram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Atualmente, 72% do segmento utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possui perfil no Facebook. É o que mostrou a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a informatização das micro e pequenas empresas.

Em todo o Brasil, a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial no caso do WhatsApp e do Facebook.

A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente “on line” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).

Na comparação com o último estudo do Sebrae, realizado em 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), de 83% para 89% nas Micro Empresas (ME) e de 94% para 97% das Empresas de Pequeno Porte (EPP). Atualmente, 73% dos MEI, 91% das ME e 99% dos empresários das EPP acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.