Sebrae abre inscrições para novo ciclo do Brasil Mais Competitivo

Empresários contarão com consultorias e apoio técnico para melhorar a gestão

Estão abertas até o dia 15 de julho as inscrições para o terceiro ciclo do Programa Brasil Mais Competitivo. A iniciativa, que é desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Economia, busca ajudar as empresas a aumentar a sua produtividade e a competitividade e dessa forma continuar gerando empregos.

As ações são direcionadas a donos de microempresas e empresas de pequeno porte dos setores da indústria, comércio e serviços e tem como foco a melhoria da gestão dos negócios atendidos. A ideia é apresentar a esse público ferramentas que oportunizem a melhoria da sua capacidade gerencial, a mensuração de indicadores, o acesso a novos mercados, a implantação de soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados no dia a dia e a troca de experiências entre os atendidos pelo programa.

Eles receberão apoio gratuito do Sebrae por meio da oferta de orientação técnica para inovação em temas prioritários para cada empresa. Para participar, os interessados devem acessar o site www.gov.br/brasilmais, realizar um pequeno cadastro e aguardar o contato para agendamento do primeiro atendimento.

Por conta da pandemia de Covid-19 as empresas serão acompanhadas de forma virtual pelos Agentes Locais de Inovação (ALIs), profissionais capacitados pelo Sebrae em parceria com o CNPq. O atendimento inicial é feito com a apresentação da jornada do cliente, adesão ao projeto e aplicação de um diagnóstico com perguntas sobre gestão por indicadores, gestão das operações, marketing, práticas sustentáveis, inovação e transformação digita e análise do resultado do diagnóstico.

Plano de trabalho

Confirmada a adesão, tem início o ciclo de melhoria da produtividade, que consiste no mapeamento e priorização de um problema que impacte na redução do faturamento ou aumento dos custos; seleção, validação, implantação da solução para o problema priorizado e mensuração dos resultados.

 A jornada completa da inovação para a produtividade tem a duração de quatro meses e os empresários participam de encontros individuais e coletivos bem como se comprometem a realizar algumas atividades definidas pela metodologia.

O Brasil Mais Competitivo começou a ser implementado em Sergipe em junho do ano passado e desde então já beneficiou 725 empresas. A meta do Sebrae e do Governo Federal é atender 1,2 mil empresas até o final deste ano.

Mais informações sobre o programa também podem ser obtidas pelo telefone (79) 2106-7710 (ligação ou WhatsApp) e email ali@se.sebrae.com.br