Parceria entre Seduc e Sebrae vai capacitar 1,7 mil professores

Eles terão o papel de disseminar conteúdos de empreendedorismo para os alunos do ensino médio.

Uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) vai garantir a formação de cerca de 1,7 mil professores do ensino médio para disseminar conceitos de empreendedorismo e cultura digital. Durante dois meses esses profissionais terão a oportunidade de participar de diversos cursos à distância por meio da plataforma EAD Sebrae.

A iniciativa vai beneficiar os docentes que lecionam nas turmas do ensino médio tradicional, ensino médio em período integral e educação profissional. Para ter acesso aos conteúdos eles devem acessar o Portal Estude em Casa (www.seed.se.gov.br), clicar na área destinada aos professores e em seguida selecionar a opção Formação Continuada.

Todas as atividades contarão com o apoio de um tutor para tirar dúvidas sobre os conteúdos apresentados e um coordenador de sala, que terá o papel de acompanhar as avaliações e o desempenho dos inscritos. O prazo para conclusão das capacitações é 31 de agosto.

A educação empreendedora para o Ensino Médio está estruturada para colaborar no desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades e planejar seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.

Ensino fundamental

Além da formação de professores do ensino médio, a parceria entre as duas instituições também está viabilizando este ano a formação de professores que atuam no ensino fundamental. Eles estão sendo capacitados para implementar o componente Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira na grade curricular, alinhado à nova Base Nacional Curricular (BNCC). Até o momento foram capacitados 1157 professores.