Laranjeiras sedia IV Workshop Regional Sergipano

O município de Laranjeiras foi sede nesta terça-feira do IV Workshop Regional Sergipano.

O município de Laranjeiras foi sede nesta terça-feira do IV Workshop Regional Sergipano. O evento reuniu gestores municipais, representantes de instituições públicas e privadas, empresários e membros da sociedade civil de catorze cidades do Território da Grande Aracaju para discutir o tema ‘Transformação Digital & Dinamização Econômica com foco do Desenvolvimento Local e Territorial’.

O workshop foi aberto com a palestra do presidente da Junta Comercial de Sergipe, Marco Antônio Pinho, que destacou os benefícios trazidos pela Medida Provisória 881/2019, mais conhecida como a MP da Liberdade Econômica, e o trabalho realizado pelo Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios.

Um dos principais benefícios da nova legislação, segundo o presidente, é a extinção da obrigatoriedade de alvará de funcionamento para atividades de baixo risco, diminuindo assim a burocracia para a abertura de novos empreendimentos.

“ Isso reduz custos para os empresários e os órgãos governamentais. Não há motivos para adotarmos o mesmo grau de exigência em relação a empresas de portes tão diferentes. A medida é positiva porque traz agilidade ao processo de análise e traz mais segurança para o empreendedor”, explica Marco Pinho.

Cenários

O economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Caio Lucas de Moura, apresentou ao público o cenário econômico sergipano, destacando os investimentos que estão sendo realizados no estado por grandes companhias, como a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), e as novas descobertas de gás natural, que deverão atrair novos investidores da cadeia petrolífera para o estado.

A programação contou ainda com uma palestra do analista do Sebrae Sergipe, Andersonn Gonçalves, sobre o processo de transformação digital e o seu impacto nas cidades.

Para o diretora de Turismo de Laranjeiras e presidente da Instância de Governança do Polo dos Coqueirais, Cassandra Teodoro, o evento foi importante para estimular o debate sobre medidas que possam contribuir para o fortalecimento dos pequenos municípios.

“ A troca de experiências entre representantes de diversas instituições é importante para avaliarmos qual o melhor caminho que deveremos adotar para criar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento de nossas regiões. As discussões nos ajudam a enxergar novos cenários e permitem que consigamos identificar aquilo que é mais importante nesse trabalho”.