Campanha quer conscientizar população sobre importância do turismo

Objetivo é fortalecer o setor e impulsionar a geração de novos empregos.

Uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE) pretende conscientizar a população sobre a relevância da atividade turística para a economia sergipana. Com o slogan ‘Turismo forte, todos ganham’, a ideia é apresentar ao público a necessidade de fortalecer essa cadeia produtiva, estimulando assim a geração de novos empregos e elevando a competitividade das empresas.

As peças serão divulgadas em outdoors, busdoors e nas redes sociais. Segundo o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, um dos objetivos da iniciativa é desmistificar o conceito de que apenas a hotelaria é beneficiada com o aquecimento do setor.

“O turismo movimenta mais de cinquenta segmentos da economia, desde a construção civil até a prestação de serviços em áreas como transporte e receptivos. Queremos mostrar o quanto é importante impulsionar a atividade”.

A necessidade de movimentar o setor, de acordo com o presidente, ocorre diante de um dos momentos mais delicados pelo qual passa o turismo sergipano. Uma pesquisa realizada pela própria ABIH com 37 empresários mostra uma queda de 12,7% na taxa de ocupação dos hotéis durante os seis primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.  Além disso, a preço médio das diárias também sofreu uma redução de 5,2%.

“Todo esse cenário contribuiu para o aumento do desemprego e a perda de rentabilidade das empresas. O perfil do turista que visita o nosso estado também mudou. Hoje não temos mais a predominância do turismo corporativo e sim o de lazer. Isso nos obriga a ampliar a divulgação do nosso destino em outras regiões, já que esse é um mercado muito mais competitivo”, explica Antônio Carlos.

Investe Sergipe

E é reconhecendo a importância da promoção dos atrativos turísticos sergipanos em outros estados que o Sebrae, o Ministério do Turismo (Mtur) e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) vão lançar no próximo dia 19 um programa que vai garantir a realização de diversas ações para ampliar o acesso dos pequenos negócios às ferramentas de inovação e melhorar a oferta e promoção de produtos e serviços, elevando  assim a competitividade dos empreendimentos que atuam no setor.

Denominado Investe Sergipe, o projeto será desenvolvido até fevereiro de 2020 e vai beneficiar 120 pequenos negócios ligados à atividade turística (meios de hospedagens, agências de viagens e receptivo, locadoras de veículos, transportadoras turísticas, guias de turismo, empresas de entretenimento e lazer, organizadores de eventos, bares, restaurantes e similares, artesãos e grupos folclóricos) e outros 60 potenciais empreendedores que atuam nas rotas Canindé de São Francisco e Aracaju (esta última englobando também as cidades de Estância, São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana).

“A ideia é mapear os gargalos tecnológicos desses destinos e resolvê-los por meio da aproximação entre os empreendedores, startups e empresas de tecnologia. Pretendemos também inovar o sistema de informações turísticas e os canais de distribuição dos nossos produtos, além de fortalecer a divulgação dos atrativos no ambiente digital”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marco Pinheiro. A execução do projeto será feita pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Aliado à ampliação da presença online, o Investe também vai garantir a realização de caravanas para promoção do Destino em dez cidades nos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba. Outra iniciativa é a criação de famtours e press trips com jornalistas e influenciadores digitais nacionais e internacionais. O primeiro deles acontece já nesta terça-feira e prossegue até o dia 12, com a chegada de doze agentes de viagem e um jornalista dos estados do Paraná e Santa Catarina.

A proposta foi elogiada pelo presidente da ABIH/SE. “Sem dúvidas é uma ação que vai contribuir muito para o turismo local. O projeto vem nos ajudar a elevar a qualidade dos serviços que são oferecidos hoje e fortalece a promoção dos nossos atrativos nos principais polos emissores de turistas para o nosso estado”.