Missão Internacional

Empresários brasilienses participam de maior feira orgânica do mundo

Projeto do Sebrae no DF apoiou a participação do grupo na Biofach, que acontece anualmente em Nuremberg, na Alemanha

Dez empresários brasilienses atendidos pelo Sebrae no DF participaram, entre os dias 10 e 17 de fevereiro, de uma missão internacional na maior feira de alimentos orgânicos do mundo, a Biofach. O evento acontece anualmente em Nuremberg, na Alemanha. A viagem até o país europeu é uma das ações do projeto Crescer no Campo – Agricultura Orgânica no DF, lançando pelo Sebrae no DF em 2017, que tem como objetivo promover ações estratégicas para melhorias na gestão e aumento na competitividade de empreendimentos rurais.

 

 

A feira, que chegou à 29ª edição em 2018, é considerada uma grande oportunidade para a apresentação de produtos e serviços ao mercado externo. Durante os dias de missão, o grupo de empresários promoveu o intercâmbio de conhecimentos, ficou por dentro das novas tecnologias e aproveitou para mapear novos negócios.

 

 

Os empresários que participaram da missão foram selecionados por um edital. Um comitê técnico analisou e classificou as propostas para o fornecimento do subsídio de 50% do valor da missão. À frente do grupo, Leonardo Zimmer, da Gerência de Negócios em Rede (GENER) do Sebrae no DF, comentou a satisfação dos empresários. “Participar da feira e realizar as visitas técnicas em empresas e propriedades rurais que produzem alimentos orgânicos foi uma oportunidade ímpar. A cada momento, percebíamos o engajamento do grupo em conhecer práticas de sucesso, gerar novas ideias de negócios e, principalmente, em trocar experiências com empresários de outros países”, avalia.

 

No mercado de alimentos orgânicos desde 1994, Verinaldo Sousa foi um dos integrantes da missão à Nuremberg. O empresário tem uma franquia de produtos naturais da Korin – empresa coreana que comercializa produtos como frango, carne bovina, mel e cereais -, na Asa Norte e já esteve na Biofach em 2014. Para ele, ter ido pela segunda vez à feira serviu para aprimorar ideias aplicadas em sua loja. “Foi um upgrade. Consegui enxergar mais possibilidades do que na primeira vez. Absorvi estratégias durante as visitas e quero aplicá-las no meu negócio”, conta.

 

 

Gilsérgio dos Santos é proprietário da Cogu – Cogumelos Brasilienses, que tem sede no Núcleo Rural Lago Oeste, próximo a Sobradinho. Ele participou da feira alemã e trouxe na bagagem contatos para aprimorar as embalagens de seus produtos. “Conheci mais de perto as soluções biodegradáveis e fiz contato com empresários da Alemanha e da Áustria, que têm produtos que se encaixam no meu perfil. Nós visitamos também alguns supermercados que alinham sustentabilidade com competitividade. É nisso que estou pensando”, disse.

 

 

Em 2018, a feira movimentou, para as empresas brasileiras, US$ 53,5 milhões em negócios nos próximos 12 meses e cerca de US$ 3,73 milhões fechados durante a realização do evento.

 

 

 

Informações para a imprensa

 

Christiane de Souza Gnone 
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br

 

Ana Luiza Carvalho Mendonça 
Fone: (55 61) 3362.1615/ 99970 6711 
e-mail: ana.mendonca@df.sebrae.com.br

 

 

 

Tags: MEI, Missão Internacional